• img
Conheça mais sobre o BRT!

Soluções em transporte significam mais do que simplesmente levar pessoas de uma lugar a outro. O BRT é o caminho mais rápido para reorganizar a mobilidade do futuro, resgatando a cidadania e o direito de usufruir de sua cidade de forma sustentável.
Cada vez mais cidades de todos os continentes adotam o BRT (tanto em países em desenvolvimento, quanto em países já desenvolvidos) como meio de transporte publico de media e alta capacidade. Rápida Implantação, qualidade de serviço adequada e viabilidade econômica são as razões.
O Brasil concentra cerca de 40% dos 4 mil km de corredores de ônibus do mundo e decidiu continuar investindo nessa mobilidade de transporte, como uma das principais alternativas para soluções de mobilidade urbana nas capitais que foram escolhidas para serem sedes dos jogos da Copa do Mundo 2014 e para os Jogos Olímpicos no ano que vem, 2016. Alguns dos fatores preponderantes para sua escolha são o tempo de implementação e a sua viabilidade econômica para todos os tamanhos de cidades. Os projetos e soluções de BRT vão muito além das necessidades relacionadas a estes eventos; são um legado para as futuras gerações.
A Volvo tem orgulho em participar ativamente da construção de um futuro melhor para o transporte das cidades. O BRT é um sistema que desperta o sentimento de confiança e orgulho comunitário. Não são simples faixas de ônibus, mas, corredores segregados, com pagamento antecipado, estações que permitem o embarque ao nível dos ônibus, veículos modernos e de alta capacidade como articulados e biarticulados, que por trafegarem em pistas exclusivas garantem a pontualidade do sistema. Adicionalmente os bons projetos reurbanizam toda a área do BRT, com calçadas, ciclovias, passarelas onde necessário e um agradável paisagismo.
O BRT é uma solução rápida que contribui para melhoria da mobilidade do trânsito de cidades em todo o mundo. Sendo uma solução de transporte relativamente recente, ainda há muito desconhecimento sobre o BRT, tanto pelos tomadores de decisão quanto por formadores de opinião em vários setores da sociedade.
BRT oferece aos passageiros conforto, segurança e viagens rápidas em seus deslocamentos. O controle informatizado da sinalização, operação e informação em tempo real aos usuários conferem ao BRT maior confiabilidade.
Como os exemplos de sua utilização ainda são poucos, comparativamente a outras tecnologias seculares, algumas duvida persistem e, por isso, vamos destacar as principais características do Bus Rapid Transit, o BRT, de acordo com o manual BRT/ITDP.

1. Vias segregadas ou faixas exclusivas na maioria da extensão do sistema troncal e corredores centrais da cidade;
2. Localização das vias de ônibus no canteiro central, em vez de ao lado das calçadas;
3. Existência de uma rede integrada de linhas e corredores;
4. Estações modernas, com conveniências, conforto, segurança e abrigo que oferecem acesso em nível entre a plataforma e o veículo.
5. Estações especiais e terminais para facilitar a integração física entre linhas troncais, serviços alimentadores e outros sistemas de transporte de alta capacidade (se aplicável);
6. Cobrança e controle de tarifas antes do embarque;
7. Integração física e tarifária entre linhas, corredores e serviços alimentadores;
8. Entrada no sistema restrita a operadores prescritos, com uma estrutura administrativa e de negócios renovada (sistema “fechado”);
9. Distinta identidade de mercado (marca própria).

A Across Latitudes and Cultures – Bus rapid Transit (ALC-BRT), é um Centro de Excelência para o desenvolvimento do BRT, localizado em Santiago, no Chile, mantido pela Volvo Research and Educational Foundation (VREF). O objetivo do Centro de Excelência é orientar sobre o desenvolvimento do projeto, o planejamento, o financiamento, a implementação e operação de sistemas BRT (www.brt.cl).

Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário