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Ônibus rodoviários da Volvo são leves, seguros e econômicos

A Volvo Bus Latin América oferece uma completa linha de chassis rodoviários aos seus clientes. Os modelos, reconhecidos pela robustez e alta disponibilidade, atendem desde operações de curtas distâncias e fretamento, até veículos adequados para aplicações severas, viagens longas ou por estradas que cortam serras.

A plataforma dos chassis é versátil e permite quatro tipos de configurações combinadas, com potências que vão de 340cv a 450cv. A versão 4X2 é ofertada com de 340cv e 380cv de potência; a versão 6X2 com 380cv, 420cv e 450cv de potência; e versão 8X2 com 420cv e 450cv. A plataforma única para todos os modelos permite peças em comum e ganho em escala, o que reduz os custos com peças.

“Nossa linha de rodoviários atende às diferentes necessidades do transporte e aliam eficiência, conforto e segurança a um baixo custo operacional”, afirma Jefferson Cunha, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.

Reconhecidos pela robustez e alta disponibilidade, os veículos destacam-se ainda pela avançada tecnologia, que alia alta eficiência a um baixo consumo de combustível. Fabricados com aço especial, são os mais leves do mercado. O modelo 4×2, por exemplo, é até 400 kg mais leve que os similares disponíveis no mercado; e o 8×2 chega a pesar até 800 kg a menos que seus concorrentes.

“São características que oferecem maior capacidade de transporte de passageiros, melhor distribuição de cargas e menor consumo de combustível, e consequentemente, um menor custo por quilômetro rodado”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.

Todos os veículos são equipados, de série, com a caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift, consagrada no mercado brasileiro pela eficiência e redução do consumo de combustível. Outro diferencial é o seu potente sistema de freio motor Volvo (VEB), que oferece potência de frenagem de 390cv. O freio motor garante velocidades médias maiores em descidas de serra. Com maior segurança, o motorista utiliza menos os freios de serviços e evita variações bruscas de velocidade durante a viagem, além de reduzir o desgaste dos pneus. Nos trechos de serra, por exemplo, os pneus aquecem menos, o que aumenta sua vida útil.

Os chassis rodoviários saem de fábrica com o hardware de telemática instalado, pronto para a ativação do sistema de gerenciamento de frotas.

Segurança

Todos os modelos são equipados, de série, com o sistema de freios inteligentes EBS que, numa freada de emergência, manda mais pressão para as rodas, aumentando seu desempenho e a estabilidade do veículo. Este sistema conta ainda com controle de tração que evita a patinação dos eixos de tração, trava as rodas quando as portas estão abertas, auxilia nos arranques em subidas, e emite sinais de alerta quando os freios precisam de manutenção ou a temperatura está alta.

Os chassis, podem ser equipados com ítens que aumentam o conforto e a segurança de motoristas e passageiros, o Alcolock (bafômetro) e o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade). O ESP é um moderno sistema de segurança ativa que evita o risco de derrapagem e capotagem em curvas. O equipamento ativa os freios de forma automática e independente por roda, além de cortar a aceleração do veículo. O item é de série nos modelos 8×2 e oferecido como opcional nas outras versões.

Conforto

O sistema de suspensão eletrônico que equipa os chassis Volvo possui três níveis (baixo, médio e alto) o que possibilita ao motorista regular a distância do veículo do solo de acordo com a topografia da via e das irregularidades no pavimento. Esta tecnologia permite que o veículo passe por diferentes tipos de estrada de forma estável e sem solavancos, garantindo o conforto dos passageiros.

Além disso, a suspensão possui um sistema de ajoelhamento que permite que o motorista abaixe o veículo até mais próximo do solo, facilitando a acessibilidade e garantindo maior conforto durante o embarque.

O motorista também tem atenção especial. Os ônibus da Volvo são os únicos do mercado equipados com volante que possuem ajustes em profundidade e altura para se adequar ao biotipo do condutor, garantindo a ergonomia da operação e conforto ao dirigir.

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1 Comentários

Fernando Nunez

2016-01-06 19:00:59

Parece ser uma maravilha, sou motorista de ônibus e não tenho a experiencia de ter dirigido esta maquina gostaria de ter uma oportunidade. Sera que seria posivel.

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