• img
BRT completou 40 anos

O sistema que nasceu no Brasil, completou no dia 22 de setembro deste ano 40 anos de existência, tendo já conquistado 181 cidades pelo mundo.
O BRT nasceu em 1974 na cidade de Curitiba, no Paraná, com a primeira linha de ônibus expressa em corredores. A linha que passava entre Santa Cândida/Praça Rui Barbosa e Capão Raso/Praça 19 de Dezembro, foi aos poucos se expandindo e conquistando a população da cidade, que até então via o carro como única solução de transporte eficiente.
Em 1991, o BRT tornou-se ainda mais acessível, com o sistema de embarque e desembarque através das estações-tubo. O bilhete passou a ser pago na própria estação, diminuindo o tempo de parada e tornando os ônibus ainda mas ágeis.
No mesmo ano, a Volvo desenvolveu um veículo inédito: o ônibus biarticulado, com 25 metros de comprimento e capacidade para até 220 passageiros. E em 2011, o modelo foi atualizado, passando a ter 28 metros e capacidade para até 280 passageiros.
O biarticulado Volvo é até hoje o carro-chefe dos BRTs por todo o mundo, oferecendo a melhor solução para o transporte urbano de passageiros.
Em 2014, completando 40 anos, o sistema soma mais de 4.675 km de extensão ao redor do mundo, transportando diariamente cerca de 31.358.488 passageiros por dia.

Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário