• img
Conheça o BRT Standard

O Institute for Transportation & Development Policy (ITDP), ou Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, desenvolveu um sistema de avaliação dos BRT, denominado “The BRT Standard”. Uma espécie de ranking que assegura sistemas de BRT mais uniformes, um resultado do esforço global de especialistas para um transporte público de qualidade.

O objetivo da iniciativa é estabelecer uma definição precisa do que é o sistema BRT, além de incentivar a implantação de modelos que garantam um atendimento eficaz aos passageiros, a maximização dos benefícios econômicos e a redução de impactos negativos sobre o meio ambiente. Por ter critérios objetivos e se basear em dados estatísticos, o levantamento permite ainda que prefeituras e órgãos administrativos possam direcionar investimentos, de modo a aprimorar os sistemas que já estão em funcionamento. Segundo o diretor da Fundação Rockefeller que financia o projeto, Benjamin de la Peã, o BRT Standard comprova que quando o sistema é construído com alto padrão, pode fazer muito mais do que transportar pessoas de forma rápida e confortável. “O BRT pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, produzir o desenvolvimento econômico e tornar as cidades inteiras mais habitáveis”, afirmou.

O BRT Standard possui quatro categorias: Ouro, Prata, Bronze e nível básico, de acordo com as regras de pontuação predefinidas. Os pontos mais valorizados na avaliação estão relacionados ao planejamento e à infraestrutura dos corredores.

Em 2013, foram avaliados 67 corredores em 42 cidades, dos quais três alcançaram apenas o nível básico, 24 obtiveram padrão Bronze, 28 Prata e 12 Ouro. As cidades que se destacaram no ranking são aquelas que implantaram sistemas em áreas de grande demanda, com rotas diversificadas e com elementos que tornaram as viagens e o embarque mais rápidos. Apenas cinco países possuem cidades com BRT Padrão Ouro: China, Colômbia, Brasil, Peru e México.

O Brasil possui cidades com sistemas BRT Ouro, Prata e Bronze, conforme apresentado na lista abaixo.

BRT Standard Ouro:
Curitiba
• BRT Linha Verde

Rio de Janeiro
• BRT TransOeste

BRT Standard Prata:
Curitiba
• Corredor Norte
• Corredor Sul
• Corredor Leste
• Corredor Oeste
• Corredor Boqueirão

São Paulo
• Expresso Tiradentes

BRT Standard Bronze:
São Paulo
• Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara

Compartilhe isso:

2 Comentários

Mobilidade Volvo

2015-02-23 15:04:42

Olá Celio,

O Expresso DF ainda não possui uma classificação pois o projeto ainda está em obras.
Você pode acompanhar as classificações no site https://www.itdp.org/library/standards-and-guides/the-bus-rapid-transit-standard/

Obrigado e um abraço.

celio judson

2015-02-17 12:52:23

Qua e a classificacáo do BRT de Brasilia DF , denominado Expresso Df , operado pela Viacáo Pioneira, em Brasilia, se licitou muitos onibus articulados de apenas 3 portas no lado direito, quando deveriam ter 6 portas , sendo 3 portas do lado esquerdo e 3 portas do lado direito. ESTES ONIBUS , poderiam sofrer modificacóes , por parte das empresas concessionarias Viacáo Sáo Jose , Marechal e Urbi, que adquiriram tais unidades e náo puderam, correr na SeletivaCanaleta EPTG , Estrada Parque Taguatinga, porque teriam de utilizar as 3 portas doi lado esquerdo nas paradas estacóes………..
BRT tem de ter 2 vagóes e náo um, seria o correto……..

Deixe um Comentário