• img
Reúso de água pode economizar em até 80% os gastos com recursos hídricos

O consumo de água compõe grande parte das despesas de uma empresa de transporte. Esse valor varia de acordo com o tamanho da frota, a frequência e método utilizado para as lavagens. Diante disso, é importante que as empresas comecem a pensar na implementação de estratégias para economia de água e, por consequência, redução dos custos mensais da frota.

Para auxiliar as empresas a adotarem medidas de reutilização de água, a Confederação Nacional de Transporte confeccionou um manual com várias orientações de economia e reúso de água. Entre elas estão:

  • Como reduzir o consumo hídrico de concessionária;
  • Como avaliar oportunidades de reaproveitamento de água;
  • Quais as ressalvas para o uso de poço artesiano;
  • Como implementar um sistema de reúso;
  • Como desenvolver indicadores e metas de consumo.

De acordo com os estudos da CNT, a chance de economia de recursos hídricos é de até 80% com o uso de sistemas de reutilização. E, para quem prefere “ver para crer”, junto com o manual, a Confederação publicou um simulador de reúso, com o qual é possível calcular o investimento necessário para a implementação do sistema, a água que será economizada e o retorno dessa transição que, em geral, não demora para ocorrer.

Essa mudança deve ser feita com base na relação custo-benefício. O investimento para a instalação do sistema depende de suas especificações técnicas e do porte da garagem e frequência das lavagens. Já os ganhos ficam por conta da economia visível na conta de água e, consequentemente, nas despesas gerais.

Se você gosta de estar por dentro dos assuntos ligados a inovação e mobilidade, continue acompanhando nosso blog e não deixe de seguir nossas redes sociais: Instagram | Facebook 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.
Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário