• img
Confira 5 iniciativas inovadoras em mobilidade urbana que são exemplos no mundo todo

Com o aumento de carros em uso, o trânsito no Brasil tem se tornado cada vez mais crítico. Porém, essa situação não é um problema exclusivamente nacional. Segundo a ONU, em 2009, a população urbana mundial ultrapassou em números, pela primeira vez, a população rural. Com isso, vemos surgindo mundo a fora soluções inovadoras de mobilidade urbana e transporte público. Como somos entusiastas desse ramo, separamos 5 dessas iniciativas para apresentar a você. Confira a seguir:

1- Bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Curitiba

O sistema Metrocard, implementado na Região Metropolitana de Curitiba, foi desenvolvido pela Transdata Smart e permite aos usuários do transporte público da região pagarem suas passagens com cartão de crédito ou débito pré-pago, sem precisar digitar senha, através da tecnologia de aproximação.

 

2- Rodovia para ciclistas na Alemanha

Com 60km de extensão, ligando Dortmund a Duisburg, a Radler B1 foi inaugurada em 2016 e é a primeira superciclovia do mundo. Sua proposta prevê um trecho contínuo, sem cruzamentos ou semáforos e com largura suficiente para comportar bicicletas normais e elétricas, sem que ambas entrem em conflito pela diferença de velocidade.

 

3- Sistema BRT Curitiba

O Sistema BRT (Bus Rapid Transit) foi desenvolvido nos anos 1970 e, desde então, fez com que o mundo voltasse seus olhares para o transporte público de Curitiba. A ideia é oferecer mobilidade ágil, eficiente e confortável aos usuários. Para isso, os ônibus utilizam canaletas de tráfego exclusivo, conseguindo uma operação rápida, sem trânsito e com veículos frequentes. O projeto contagiou o país e, atualmente, conta com mais de 100 versões similares atuando em território nacional.

 

4- Transantiago

Diante de uma frota de veículos muito antiga e precária Santiago inaugurou em 2006, o Transantiago: um sistema que integra ônibus e metrô, trazendo melhorias na infraestrutura de transporte, tanto para pedestres quanto para ciclistas. Além de ser referência na América Latina, em 2016, o projeto ganhou o Prêmio Internacional de Transporte Sustentável do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

 

5- VAMO Fortaleza

Através de uma rede de compartilhamento de carros elétricos, o projeto VAMO proporciona mobilidade sustentável a Fortaleza, através de 20 veículos 100% elétricos que estão distribuídos entre 5 estações pela cidade. O projeto se sustenta com patrocínio de instituições privadas e, também, com o valor pago pelos usuários, sem alterações no orçamento municipal. Fortaleza conta também com outros projetos na mesma linha, incentivando a circulação a pé e também o uso de bicicletas.

 

Com iniciativas como essas, vamos caminhando para cidades mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida.

Para continuar atualizado sobre o universo da mobilidade urbana, não deixe de acompanhar o blog e seguir nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.
Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário