• img
Novos BRTs de Curitiba possuem gerenciamento de regiões de segurança

A frota de BRTs de Curitiba está ganhando um reforço com os novos veículos Volvo que foram entregues no dia do aniversário da cidade. Os ônibus começaram a circular na nova linha “Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão”, em um dos trechos com maior volume de passageiros da cidade.

Além de novos, os BRTs Volvo que a capital do estado acaba de receber vêm com um grande diferencial, o Serviço Conectado de Gerenciamento de Regiões de Segurança. Recurso inédito no país, ele traz mais segurança para quem utiliza o transporte público e para todos que transitam pelas ruas. Em Curitiba, as áreas do centro da cidade possuem uma velocidade permitida menor do que em outras regiões. Essa medida visa diminuir os acidentes por excesso de velocidade em locais de grande fluxo de pessoas. A nossa tecnologia presente nos novos ônibus consegue controlar a velocidade de acordo com o local onde o veículo está, por meio de monitoramento remoto e geolocalização. Toda vez que o BRT entra nessa região determinada, o sistema detecta os comandos e fixa a velocidade de acordo com a programação remota. “É uma tecnologia inédita no Brasil, que aumenta a segurança em áreas próximas a hospitais, escolas, dentro terminais e outros locais com alto fluxo de pedestres”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Em Curitiba, a URBS, órgão da prefeitura que faz a gestão do transporte público da cidade, fez a programação de áreas com velocidades diversas, variando de 20km/h (dentro de terminais), 40km/h (área central) e 60km/h (eixos expressos). “É uma ação ativa no veículo, limitando a aceleração. Mesmo que o motorista pise no acelerador não conseguirá passar da velocidade limite programada para aquela região”, assegura Vinicius Gaensly, gerente de serviços conectados em ônibus da Volvo.  

“Temos uma longa história de participação no BRT de Curitiba. Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos novamente pelos operadores do sistema da cidade para esta renovação”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Não perca nenhuma novidade sobre mobilidade urbana e os nossos veículos, acompanha o blog e siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário