• img
VEJA OS RESULTADOS DOS TESTES COM ÔNIBUS ELÉTRICOS HÍBRIDOS

Os primeiros resultados da implementação do HibriPlug, o ônibus elétrico híbrido da Volvo, feita de maneira experimental em Curitiba, foram divulgados em outubro deste ano.

Os testes mostram que em um ano de operação, o veículo pode consumir 15 mil litros de combustível a menos que um ônibus movido a diesel. Essa economia também tem impacto na redução da emissão de poluentes. Comparado a um veículo híbrido com tecnologia Euro 3 e um veículo Padron, movido a diesel, o período de teste que ocorreu entre agosto e outubro, demonstrou os seguintes valores:

  • 55% menos CO2;
  • 540% menos NOX;
  • 500% menos material particulado (fumaça preta).

O Hibriplug é a segunda geração de híbridos da Volvo. Assim como seu antecessor, sua bateria também pode ser recarregada a partir da geração de energia pelas frenagens. Mas, suas principais vantagens são a maior autonomia no modo 100% elétrico e seu tempo de recarga total, que é de 6 minutos, resultado da parceria com a Siemens no desenvolvimento da estação de carregamento rápido.

As consequências dessas melhorias só poderiam ser ótimas: autonomia de até 70% do tempo de operação no modo elétrico, redução de até 75% do consumo de diesel, 60% a menos no consumo de energia e diminuição da emissão de poluentes. Além disso, sua operação é flexível, isto é, ele pode trafegar em modo 100% elétrico em áreas definidas e em modo híbrido, em qualquer trecho da rota.

Tudo isso significa um avanço enorme nos sistemas de eletromobilidade e grandes benefícios para o meio ambiente e para as gestões urbanas.

Para continuar atualizado, acompanhe sempre o blog e nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram

Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário