• img
BOM PARA O MEIO AMBIENTE E PARA O BOLSO: VANTAGENS DOS HÍBRIDOS NO TRANSPORTE

Curitiba é a primeira cidade da América Latina a receber uma demonstração do ônibus elétrico híbrido da Volvo. Silencioso e com wi-fi disponível, o veículo circulou na linha Juvevê/Água Verde. Os resultados da operação confirmam que o ônibus está consumindo 65% menos combustível que o modelo convencional a diesel, representando 15 mil litros a menos. Considerando o valor do diesel (em média R$ 3,00) a economia chega a R$ 45 mil em um ano. O impacto da redução da emissão de poluentes no período de testes – de agosto a outubro – também é significativo. “Se considerarmos um ano de operação, o elétrico híbrido deixa de emitir 30 toneladas de dióxido de carbono quando comparado ao veículo movido a diesel”, destaca Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.

Já a recarga da bateria do motor elétrico é feita nos pontos finais de embarque e desembarque de passageiros. O tempo de recarga total é de, no máximo, 6 minutos. O projeto é resultado de uma parceria global da Volvo com a Siemens, que desenvolveu a estação de carregamento rápido da bateria. Além disso, a bateria do elétrico híbrido também é recarregada com a energia gerada pelas frenagens.

estacao

 

Eletromobilidade para o transporte coletivo

A demonstração do elétrico híbrido em Curitiba representa um avanço nos planos de eletromobilidade da Volvo para a América Latina. Os testes em Curitiba têm como objetivo avaliar e comprovar as vantagens ambientais e a viabilidade da tecnologia para os sistemas de transporte das cidades latino-americanas. Encerrada a etapa de demonstração em Curitiba, o veículo segue para outras cidades. “Os resultados dos testes nos oferecem informações importantes para o desenvolvimento de um projeto sólido de eletromobilidade no continente”, explica André Trombini, gerente de estratégia e novos negócios da Volvo Bus Latin America.

No Brasil, os ônibus estão presentes em Curitiba, São Paulo (linha turismo), Campinas e no transporte de turistas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz de Iguaçu.

Compartilhe isso:

Sem comentários!

Deixe um Comentário